segunda-feira, 20 de abril de 2009

O modelo da Coagro

Na tarde de hoje, a diretoria da Coagro mandou celebrar uma missa pelo início da safra 2009/10. Entre as escassas usinas que restaram em Campos, talvez seja a única que caminha sem solavancos, sempre superando seus próprios recordes.

Mais do que isto, tem sido apontada até mesmo em âmbito nacional como modelo de experiência cooperativista, num setor sempre sujeito aos humores do mercado e as incertezas das condições climáticas.

No início, há sete anos, o grupo de fornecedores chegou a ser tachado de aventureiros.

Afinal, tocar uma usina, com a necessidade de se modernizar sempre para enfrentar uma competição cada vez mais acirrada com os grandes centros, seria tarefa exitosa para produtores de cana, mais afeitos à gestão de suas lavouras do que administrar uma indústria? Logo provaram que sim.

O segredo da gestão qualitativa da Coagro a prioridade para o profissionalismo, acima de tudo, contratando sempre os mais eficientes para funções mais estratégicas. E buscando sempre privilegiar a remuneração dos que sustentam, verdadeiramente, a indústria. Ou seja, os cooperados, que cultivam a matéria-prima sob chuva e sol. Sem cana, não há açúcar.

A Coagro é um iniciativa das mais louváveis e inteligentes que, sobretudo, beneficia o fornecedores de cana da região, pequenos produtores em sua maioria, tornando-os menos vulneráveis e possuidores de melhor poder de barganha em sua relação com o mercado.

Parabéns ao dinâmico Frederico Paes, bem como sua dedicada e eficiente equipe.

3 comentários:

  1. Realmente Paulo em 2006 trabalhei num jornalzinho e estive visitando e entrevistando o Frederico Paes e além de competente e educado, a cooperativa está nos trilhos desde 2006 mostrando ao que veio e acima de tudo para os que não acreditavam: É possível!

    ResponderExcluir
  2. Gente! É isso aí! Terra do Acúcar tem que ter sua safra... Vamos jogar açúcar no ódio, na maledicência, nos problemas, etc. "Vamos jogar Açucar no Monte!!!!"

    Minha Linda Campos! Avance a despeito de toda a acidez! De todo o azedume... Venha com seu Caldo.. com sua Cana... Venha medir os que adoçam...
    Nâo o adocicado da mesmice e muito menos da manipulação! Este não! Mas aquele doce que TODOS nós procuramos! Quem quer o azedume em sua Vida? Àquele que quer que feche sua boca ao Caldo de Cana doce que escorre a partir de pequenos montes aqui e ali...

    "Joga Açúcar no Monte"! E se encharque no Caldo da Cana que mede a nossa doçura. A Doçura de um povo que ama...apesar de tanta acidez espalhada aqui e ali... Mas o Açucar já Chegou!
    Abençoado seja o Coagro. Com todas as bênçãos espirituais das regiões celestias em Cristo Jesus. Amém... com muia doçura e VIDA. VIDA. VIDA.
    Olha a palavrinha: cesseset ( sete - 7- é plenitude, completo. Pronto! )

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a Coagro, tenho pais que são fornecedores e que sofiram com o atraso e o preço da cana.

    ResponderExcluir