terça-feira, 21 de abril de 2009

Brasília quase cinquentona

Brasília completa 49 anos. Sempre imaginei que a inauguração da capital favorecia a distância do povo em relação ao núcleo de poder decisório. Se o Senado Federal se situasse no Rio, será que o Renan Calheiros circularia num restaurante sem ser incomonado, até mesmo vaiado, quando que explodiram aqueles escêndalos?

O Rio fragilizou-se bastante com a transferência da capital, o que para nós, cariocas ou fluminenses, representou perda mais do que tudo sentimental, seja por laços afetivos ou barristicos com a chamada Cidade Maravilhosa.

A verdade é que já na Constituição de 1823, José Bonifácio já previa a transferência da capital. Outras tentativas foram feitas ao longo do século passado.

Venerar ou adorar o Rio é dever de todos nós, brasileiros, como até os estrangeiros fazem, mas até quando ficaremos de frente para o mar e de costas para o Brasil?

O Centro Oeste era a Amazônia de hoje ignorada e despovoada e, por isso mesmo, sempre alvo e objeto da cobiça da rapinagem internacional.

Nós do Sudeste, olhamos apenas para nosso umbigo, desdenhando nossas matas e cerrados, onde há grande número de propriedades estrangeiras, como ocorre na região Norte do Brasil. Ali nossas riquezas têm sido criminosamente saqueadas, enquanto permanecemos passivos ou inertes.

Faz-se necessário, sim, a interiorização do País. Se no Planalto Central os deputados, senadores e outros funcionários públicos se mantêm distantes da realidade brasileira, cabe ao eleitor julgar-lhes, não renovando seus mandatos.

Um comentário:

  1. Hum... Gostei. Eu também! Sou cinquentona.6. Moro aqui na beirinha do mar... região sul e linda! Mas meu coração está voltado para o Norte. Minha Campos Meu Amor... que não é Brasilia mas que tem o Céu Grandão tanto quanto.Tudo bem que lá o Céu é seco...

    Campos minha linda cidade... meu umbigo está voltado para ela... Quero vê-la Linda e brilhante. Oro e Choro para vê-la dentro do seu propósito: Uma Cidade Doce... hehehehe

    Ah... queo sim. Saber dos funcionários públicos e governantes que tentam surupiar o que pertence aos Campistas... para NUNCA votar neles...

    Faz necessário sim... a interiorização do nosso país.

    Amo Paraty. Mas meu coração transborda de Amor por essa "Cidade - LUZ"! Minha Campos! Meu Amor!

    Paulo Renato, amo suas postagens! Elas me aguçam.

    ResponderExcluir