sábado, 18 de abril de 2009

O grande mérito de Garotinho

ex-governador Anthony Garotinho, neste 18 de abril, entra na maturidade de bem vividas 49 primaveras que completa hoje.

Garotinho pode ser apontado como exemplo de que o homem começa a vencer e ver seus sonhos realizados desde que creia na força de suas idéias, em sua capacidade realizadora, sua coragem em desbravar os obstáculos que se lhe antepoem nas mais espinhosas caminhadas.

Foi o cidadão campista que chegou mais longe em política. Nilo Peçanha, sim, chegou à presidencia da República, mas numa época diferente. Não obteve (e nem poderia) 15 milhões de votos e as eleições eram feitas pelo "bico de pena".

Venceu, mesmo diante de tantas circuntâncias adversas pela frente, como o fato de haver construído sua carreira numa cidade marcada pelo conservadorismo, o mandonismo e a solidez das elites oligarcas que impediam o surgimento de lideranças de origem popular e egressa dos movimentos sociais.

Mesmo diante da muralha de empecilhos e sua condição de simples operário da radiodifusão, apostou em si mesmo e na capacidade do povo em ser dono do seu próprio destino.

Um dos grandes méritos de Garotinho na órbita da política local foi ter construído escolas, creches ou unidades de saúde. Porém, mais importante do que qualquer outra obra física, o mais relevante de sua obra foi promover uma sacudela, uma oxigenação comportamental na população de Campos, antes atrelada a um coronelismo atrasado que não via com bons olhos a discussão política entre as camadas mais humildes.

Talvez as elites locais percebessem naquilo uma espécie de subversão das massas.

Garotinho estimulou os cidadãos humildes a falar sobre política, seja através da mobilização pelos movimentos sociais ou através de programas de rádio; a serem donas de sua própria cidadania, recusando a prática comum em escolher os candidatos que os seus patrões apoiavam ou mandavam que neles votassem.

Goste-se ou não dele (que tem lá também seus defeitos... E quem não os possui?), mas se Campos hoje tornou-se uma cidade onde se discute política com razão e paixão ferrenha, muito dessa evolução mental se deve a ascensão do fenômeno Garotinho.

Que mesmo sendo um politico de projeção nacional, dá a cara a tapa, sempre estimulou o confronto de idéias em sua aldeia, comparece a qualquer debate e convida até mesmo simples vereadores para discussão política.

Como ele mesmo diz, não é um político de proveta, porque nasceu com a política no sangue. Parabéns e felicidades.

12 comentários:

  1. Até que enfim vejo algo coerente com o que sempre pensei como Campista, como uma "buscadora de caminhos outros". Fui a muito comício daqueles dois da década de 60. UM era muuito bonito, e me lembro que a mulherada votava por isso. Pode? Nos comíciosera um "palavrório odoriquez" que me deixava fula. Falavam falavam ... os meus amigos gritavam, batiam palmas... e eu ali... Querendo ver algo concreto. Meu avô só falava em Brizola. Lá em casa falavam que ele era comunista.. hum.. comunista de boteco... de falação, de querer ver circo pegar fogo.
    Campos alternava entre praças e praças...
    Até que um dia vi um nome: Garotinho. GAROTINHO??? QUEM É? Bem... eu queria Lula. Uma parte de minha família Garotinho... e eu ali... Radicalmente Lula.Até que um dia comecei a ver muita gente falar muito mal e Garotinho.Mas não via algo concreto. Até que Vi a Globo falar mal de Garotinho... Até que vi a VEJA desenhar e não argumentar o mal sobre Garotinho... e pensei: Vou comprar esta briga. O que aconteceu com este Garotinho? O que este cara Campista Arretado aprontou? E fui atrás. Fui como quem vai buscar uma agulha perdida no palheiro. Futuquei o que pude ( vai que o homem estava aprontando todas sem honra? Eu que não ia colocar minha cara na reta!)
    Bem... fui trabalhar numa escola onde o ódio a Garotinho e Rosinha era algo parecido com briga de gangues. Os professores num ódio mortal. E aí, na sala dos professores, eu aproveitava para indagar e na verdade só rolava humor, deboche, ironias. Ninguém tinha nada concreto e claro DELE e de ROSINHA para falar.Desafiei os mesmos a me trazer algo concreto. Nada. Então entrei de cabeça... Até que aconteceu o Telhado de Vidro. A coragem de Garotinho foi descomunal. Mas aí.. viram que ele é forte. O ódio aumentou... Não entendi nada.
    E com a Vinda de Rosinha para Campos... eleição... pude ver nos monólogos a mesma lenga lenga da sala dos professores... Bem... Já sabia! Este Casal foi apontado. E eu vi. Comecei a conhecê-los verdadeiramente aqui nos blogs, pois outros, nos lugares deles, já teriam denunciado as calunias, difamações e chocarrices que acontecem por aqui com os nomes deles. A Maior falta de respeito ao ser humano. Mas vejo que eles ( O casal da Lapa) estão tão preocupados com a Cidade, Estado e Brasil, que não estão nem aí para o que acontece por aqui.
    O que mais me deixa indignada é que se não fosse o Pudim fazer aquele Blog eu não ia saber nunca dos feitos deste casal. E parece que não está tudo ali... Poxa! E o mais engraçado é que já estão encrencando com o Blog que nem foi garotinho que fez.

    Aí entendi tudo.

    Bem, Parabéns, Garotinho e Rosinha. Vocês são preciosos. Uma árvore cheinha de frutos...
    Continuemos abençoando os que almaldiçoam vocês... Eu sei que vcs os abençoam.
    Parabéns, amado.

    Bem, no dia em que os inimigos souberem que quanto mais perseguição mais a coisa cresce...

    Foi justamente por isso que o Cristianismo chegou até hoje... apesar de...

    ResponderExcluir
  2. Ah... quando falei que lá em casa todos falavam que ele era comunista, era em relação ao meu avô.

    ResponderExcluir
  3. Debinha, também vou contar uma história. Quando Garotinho se elegeu pela primeira vez.Naquela vez que ele encheu um carroceria de carnês do IPTU, despejando-os na Praça, uma manicure fazia as unhas da minha senhora. Como normalmente nesse colóquios algumas novidades são comentadas, me aproximei e ouvi da manicure:
    - Olha, acabei de vi do centro e vi o Garotinho, poxa eu votar nele, que cara lindo! O tempo passou, alguns meses depois da eleição dele, a mesma manicure estava lá em casa, fazendo as unhas da patroa. Aí, não esperei para ouvir. Me aproximei e perguntei. E aí, e o Prefeito? Ela desabafou:
    - Larga aquele.... pô, este mês ele aumentou o meu IPTU e vou pagar uma fortuna.
    Debinha, não se empolgue, não. Nem vá fazer uma greve de fome como o seu ídolo fez. Até porque foi o período em que ele mais engordou, já que comia escondido. Ele e a mulher dele estiveram duas vezes à frente do Governo do Estado e a pergunta é:
    - O que eles fizeram para a cidade de Campos.
    Além disso, quando ele denunciou a corrupção em Campos, foi porque o Arnaldo Viana se rebelou contra ele e os motivos todos sabem não foram tão nobres assim, não. Foi questão de acerto de contas....

    ResponderExcluir
  4. Debinha, parece que você, a exemplo do Marcos é mais um escalado para defender o Garotinho. Será que como pagamento você não está na conta da Prefeitura? Por exemplo, uma Diretoria de Escola ou um DAS? Veja bem, se for assim, fica fácil?

    ResponderExcluir
  5. gente,nao se pode mais ter opiniao eu tambem concordo com a debinha todas as acusaçoes contra o casal garotinho partem de pessoas ou invejosas com o sucesso do casal na politica,ou por querer a turma arnaldo/mocaiber . de novo.

    ResponderExcluir
  6. Hiena obrigada pela informação. Quando comecei a ler sua informação já estava pensando que estava diante de algo concreto e imbatível! Mas... Já dizia o Velho Ezequiel:
    Cuidado com os que guardam inimizade perpétua!Cuidado com os que abandonam os filhos em meio a espada; Cuidado, pois conforme e tua ira, conforme a tua inveja, conforme o teu ódio, serás julgado.

    Ah! Suas Palavras no horário das 17 horas refletem muito bem que TUDO o que vocês falam de Garotinho são suposições projetadas a partir do comportamento de vocês. Pois fiquem sabendo que assim como você fala de mim você fala de grotinho... Tudo suposição. Eu nunca estive diretamente com Garotinho e Rosinha. Eu nunca conversei com eles. Já dei um abraço emocionada, pois o mesmo sofre o mesmo que eu sofro: Calúnias, Difamações, Suposições projetadas... etc.
    Mas fique tranquila Hiena... a Débora é das Palmeiras. Das Palmeiras de Jesus. Te perdoa e aguarda o livramento que todos os caluniadores e mantenedores da ira e da inveja terão.
    Verdade! Humildade! Integridade.

    Somos todos do mesmo barro... uns arrependidos e se consertando à medida dos tombos, outros insistentes em continuar no mico. Fazer o quê, né? É um direito... muito bem que torto... Mas não deixa de ser "um direito"...
    Um domingo cheio de paz e alegria para você... Ah... e também ARREPENDIMENTO enquanto é tempo...

    ResponderExcluir
  7. Robson, a Debinha aguarda as manifestações dos filhos de Deus. Da Denúncia ao Anúncio é uma questão de VERDADE, INTEGRIDADE E HUMILDADE.

    Debinha..rsrsrsrs ( Gostei deste Debinha... J:) )

    ResponderExcluir
  8. Todo dia é dia de índio, de branco, de amarelo, de negro, de verde, de vermelho, de "JESUS TUDO EM TODOS".

    ResponderExcluir
  9. Vamos ver que cor vai dar hoje: Se der preto e vermelho, Palmeiras "sabe das coisas"...Se der preto e branco, Palmeiras "SABIA das coisas..." e aguardemos o desfecho final...

    ResponderExcluir
  10. iiiiiiiiiii Num quero ser Spam aqui não! Deculpa dono do blog.

    ResponderExcluir