domingo, 19 de abril de 2009

Que seja eterno enquanto dure

Não apenas sábado, mas domingo é dia de pernas de fora. Então, um pouco de amenidades e anotações de nossa memória fazem bem.

Afinal, dura e tão indigesta é a vida que a aridez da realidade cotidiana impôe uma fuga, embora nunca se escape de reflexões sobre a natureza humana "Nada que é humano me é indiferente" (Terêncio, dramaturgo e poeta romano).

Há alguns dias, recebi notícia desagradável. A de um casal amigo cuja união houvera sido desfeita havia alguns meses. Era um típica comunhão em que — pelo menos os mais íntimos pensavam — duas pessoas pareciam feitas uma para a outra.

O enlace durou pouco mais de três anos, algo que pode ser apontado como façanha nos dias atuais, onde apareceu a superficial figura do "ficante", namorado (a) que pode durar alguns meses, semanas ou dias, até mesmo algumas horas. Há casos extremos em que o prazo de validade restringe-se a apenas alguns minutos.

Casamento é contrato que não inclui algumas cláusulas tradicionais consolidadas pela sociedade patriarcal e machista que impôem ao homem uma necessidade de virilidade, quase que de uma força arbitrária

Para a mulher, questão de honra é ser capaz de preservar o casamento; para o homem, é ser capaz de projetar uma imagem de sedutor irresistível e mulherengo. Asseguram até algumas que os canalhas são irresistíveis, espécie de narcisismo às avessas.

Ao longo dos séculos, as famílias nutriam receio medonho de que seus rebentos revelassem inclinações de fragilidade ou feminilidade, porta aberta para o homosexualismo. Então, logo eram estimulados a experimentar práticas sexuais com escravas/empregadas, que mantinham aquele segredo trancado a sete chaves, sob pena de serem submetidas a severos maus tratos. Se engravidasse, então, seria condenada por conspurcar o sangue nobre da família.

A alma feminina desenvolve e cultiva o ideal imaginário de encontrar o seu príncipe encantado e casar de véu e grinalda. E tem ainda o padre que vem lá com aquela história do "felizes para sempre", como se a felicidade eterna fosse.

Para a mulher, o lar simboliza seu ninho de amor, um ideal de felicidade. Cuida dele como o esmero de um ourives. Para o homem, a rua ou um bar pode ser a extensão dessa felicidade. "Meu lar é o botequim" (Noel Rosa). A casa é uma espécie de santuário para o repouso merecido do guerreiro.

Aí então se ampliam as divergências, revelam-se as diferenças, as indisposições caminham para o terreno da desinteligência e, quando menos se espera, lá se vai ela registrar uma queixa na delegacia de mulheres.

Então, para a mulher, esse principe pode se transformar num sapo; o casamento imaginário, apenas um pesadelo de fragmentos perdidos em sua memória.

Há casos em que a mulher mergulha em pensamentos, reflete, contemporiva, desiste da queixa e tudo volta a entrar nos eixos. Pelo menos, aparentemente. A mulher tem mais apego ao casamento, suas emoções a tornam mais capaz de preservar-se e preservar o casamento.

Em sua vida marcada pelo signo da liberdade e fraternidade, também pela incrível coleção de mulheres e amores, mundana para os conservadores da época, Vinicius foi indagado por que era contra o casamento. De pronto, respondeu que jamais fora contra o casamento, pelo contrário, pois que havia casado onze vezes.

Enfim, é a vida, para ele "a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida".

4 comentários:

  1. O casamento é um mistério. Lindo mistério que aos poucos vai sendo descoberto. Dependendo da (cosmo)visão de mundo que temos descobriremos o que é verdadeiramente o casamento. Casamento não foi feito para o casal ser feliz. Casamento não foi feito para fazer o outro feliz. Casamento foi feito para entendermos o que é a relação de Jesus com a Igreja. Parece loucura o que estou falando, não? Mas é verdade... e uma Linda verdade.
    Deus queria que o homem comprendesse qual seria a relação dele com a Igreja.
    Deus, conhecendo a natureza humana( depois daquela idéia que teve Eva de comer o fruto do conhecimento do bem e do mal), ordenou ao homem que amasse a mulher ( e falou 4 vezes...) e ordenou à mulher que obedesse ao marido.Falo 2 vezes... descobri ali em "Efésios' que está no registro histórico fidedigno. O marido é muito racional e é preciso que alguém cuide de sua racionalidade. E não há melhor forma de cuidar que obedecendo ao marido( estou falando aqui de marido nos termos do que Deus projetou, hein!e não de "mauridos" rsrs). A mulher é muito emocional e não há forma melhor de cuidar de seu coração que amando-a.

    Foi tudo projetado muito perfeito...
    O Homem é como se fosse Jesus... cuidando em amor e lindo amor. A igreja obedecendo esta linda missão do marido...
    Gente! O mundo está assim um caos... os filhos nem sabem de quem são filhos mais... descaracterizando tudo... em nome de uma busca de liberdade escravisante.
    Há escravidão maior que uma libertinagem descontrolada e cheia de Ego?
    Um casamento nos termos de Deus é cheio de emoção. De verdade. De cumpliciade. De perdão. de fidelidade. De paciência...

    Mas ... como Deus tem sido descartado do coração do homem e da mulher, fica difícil este Encontro-Vida.

    Um casamento cheio de Vida e cumplicidade sabendo cada um o seu papel, é um casamento para sempre.

    Sabemos que isto está sendo restaurado porque temos mis testemunhos válidos e visíveis.
    Estão por aí... pelo mundo espalhando esta semente...
    Parece que estamos vivendo um mundo de muito "picapau", né? Que nada! Muita coisa está sendo restaurada...
    A mídia é que não mostra...
    Mas... a coisa tá mudando.
    O Encontro tem sido uma arte linda... no coração de muitos casais quase dilacerados...

    Debinha das *l*l de J:)

    ResponderExcluir
  2. E que seja bem prazeroso enquanto é eternizado em cada momento lindo... do dia a dia...

    ResponderExcluir
  3. E sempre um dia após o outro até que a morte os separe... Sim. Isto é o normal... o que passa disso... foi um desvio de rota... Mas que Deus pode restaurar com sua misericórdia e cuidado.

    ResponderExcluir
  4. Sei que isso que falei pode trazer um certo desconforto.
    Mas não é engraçado que podemos ler lindas histórias de mitos e lendas que falam de amor, mas quando falamos do "Amor Verdadeiro" parece que estamos surtando?

    ResponderExcluir