terça-feira, 21 de abril de 2009

Tiradentes

Ao contrário dos EUA e países da Europa, somos um povo carentes de mitos. Quando os temos, não os entltecemos o quanto devíamos.

Tiradentes merece e dever ser sempre lembrado. Foi, ao lado de Zumbi dos Palmares, um dos nossos sagrados mártires.

Lamentavelmente, para a grande maioria dos brasileiros é apenas um feriado a mais em que não se trabalha, um dia a mais para ficar em casa ou nas praias. As pessoas não refletem a data porque desconhecem sua essência e não mais se voltam para o coletivo, apenas para si mesmo.

Nas escolas, deveria ser solenemente reprovado o aluno que não soubesse por completo sobre a história e a saga de Tiradentes, Zumbi, Antônio Cândido e tantos outros vultos.

Afinal, mais do que preparar homens para vencer na vida, a escola deveria ter uma missão precípua: a de ensinar a todos a serem cidadãos brasileiros, conscientes de que temos responsabilidade de trilhar um longo camingo até construirmos um projeto de nação.

3 comentários:

  1. Falou! TOdas as leituras bem comparadas... LIndo isso. Concordo. É uma incoerência todo esses feriados.

    À propósito, é verdade que ZUMBI não existiu e que foi projetado para ser um mito a favor do negro? Soube disso numa fala num curso de História à boca pequena. E a pessoa que falou, não é pouca coisa, não, hein! Quase caí de queixo. Que coisa, não?

    ResponderExcluir
  2. Agora você falou sobre a questão do mito...
    Veio isso à minha lembrança.

    Por Isso que amo meu MITO!
    Ele Nasceu! VIveu por aqui. Morreu! Ressuscitou! EStá VIVO.

    Entrou junto com o povo ali nos Estados Unidos. Mas o povo acabou esquecendo do MITO dele. Aí... ó... Se ferrou...

    Mas... Ele tá voltando... à despeito de tudo e de todos os que não crêem na Verdade e preferem crer nos mintos (ops) digo, MITOS.

    ResponderExcluir
  3. Tiradentes deve estar sentindo mais um corte em seu corpo. Estão cortando o que mais importante um homem pode deixar: seu nome e seus atos. A Secretaria de Cultura de Campos dos Goytacazes, ainda não fez uma visita à Praça do Rosário, onde um busto do Tiradentes está à mingua, preocupado que aqueles ferros amassados pelos vândalos lhe caiam na cabeça.
    E pelo que eu sei a história diz que ele foi esquartejado e não morte por trauma craniano. Vê-se acorda, Secretário, Orávio. Logo você?!

    ResponderExcluir