sexta-feira, 17 de abril de 2009

Jackson quer que deputados escolham novo governador

A respeito do afastamento do governador do Maranhão, vejam o que informa o blog do Gilberto Lima:

Segundo Jackson Lago, os deputados estaduais -a maior parte deles formada por seus apoiadores- estavam, até o final da noite de ontem, reunidos para votar uma brecha legal prevista na Constituição do Estado que, segundo o pedetista, diz que se o governador for cassado a partir do segundo biênio de sua gestão os deputados poderão fazer uma eleição entre eles e escolher um novo chefe provisório do Executivo maranhense.

Se os deputados decidirem pelo pleito, Lago diz que cederá seu cargo ao indicado pela Casa, de maneira provisória, até o STF (Supremo Tribunal Federal) julgar recursos de sua defesa.

O TSE, porém, determinou que Lago e o vice dele deixem imediatamente os postos.Caso os deputados não escolham um novo governador, Lago afirmou que continuará no Palácio dos Leões, sede do governo estadual.

Ele convocou seus militantes a ficarem no local e permanecerem em vigília. "Quem quiser, tem que vir até aqui e dizer que é um democrata, um legalista. Dizer: "Eu não aceito golpe". Estaremos aqui enquanto força tivermos."

Durante a sua fala, a rede de televisão Mirante, afiliada da Globo e propriedade da família Sarney, foi expulsa do palácio aos gritos de "rede mentira".Logo após a decisão do TSE, Lago falou para as cerca de 1.500 pessoas -militantes do MST e de movimentos indígenas e quilombolas, em sua maioria- que, como ele, assistiram ao julgamento em um telão montado em uma área aberta do Palácio dos Leões.

Ao seu lado estavam a mulher dele e deputados estaduais de partidos da base aliada. Ele não mudou sua expressão durante a votação, mesmo quando o ministro Ayres Britto deu por encerrado o julgamento e passou para o próximo processo da pauta. Nesse momento, ao longe, era possível ouvir fogos -a comemoração de seus adversários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário