domingo, 26 de abril de 2009

Não queremos gentilezas dessa forma. Mas, já que nos foi concedida...

Sabe-se que todos os nossos pobres adversários desenvolvem um exercício de fixação sobre nós, um complexo de inferioridade que só os estudiosos dos meandros do comportamento humano podem analisar ou descrever.

Portanto, meu caro Provisano e mais outros três ou quatro leitores desta impoluta tribuna, a mais imparcial sobre o futebol na blogsfera, estamos nós de prontidão em nossa trincheira para defendermos o pavilhão do Mais Querido.

Temos que estar bastante atentos, implacavelmente vigilantes. Se possível com lupas ou outros instrumentos capazes de detectar alguma manobra das chamadas forças ocultas.

De resto, não temos culpa se, nos últimos anos, alguns estabanados zagueiros do nosso rival de hoje têm sido nos últimos anos vítima de uma pane mental ou uma certa dosagem de reverência quando se deparam com algum oponente vestido com o Manto Sagrado (com maiúsculas, por favor) no relvado do Maracanã.

Em 1995, um zagueiro de poucos predicados conhecido como Márcio Theodoro nos entregou de bandeja uma grata cortesia que encheu o Maraca de alegria, numa decisão de Taça Guanabara.

A memória rubro-negra e as reminiscências mais recentes do futebol relatam que o jogo estava 2x2, quando o generoso zagueiro botafoguense tenta recuar uma bola para o seu "kipper". Romário, com toda sua intuição e genial esperteza, percebe a intenção do zagueiro e, antes que a bola chegasse ao goleiro Vagner, mandou para a rede. Fizemos 3 a 2 e levamos a Taça Guanabara, da qual somos recordistas de trofeus.

A torcida botafoguense, a partir desse jogo, pensaria várias vezes antes de cantar um refrãozinho herege: "Urubu otário.. Quem tem Túlio não precisa de Romário". E a Nação Rubro Negra (letras maiúsculas, por favor), devolvia aos gritos, gritando "Mário Te Adoro! Márcio Te Adoro!".Agora me vem um tal de Emerson e reproduz a gentileza do Theodoro, só que enviando o balípodo contra seu próprio patrimônio, como repetem os repórteres esportivos, de maneira bem original.

Não precisamos dessas fidalguias na disputa de uma refrega histórica. Mas já que nos foi concedida esta graça, e sua senhoria, o árbitro, consignou o lance, vamos cumprir a regra, legalistas que somos. A súmula diz que Flamengo 1x0 Botafogo foi o resultado final do domingo último, o que nos deu a chance de levar mais uma taça para casa, segundo o regulamento.

Estamos concentrados para mais estas finais, que serão recordes de público no futebol brasileiro, certamente.

O que ratifica a força da paixão de cariocas e fluminenses pelos seus clubes. Ao contrário da incompetência de seus dirigentes, muitos deles sob suspeita.

3 comentários:

  1. Caro Paulo Renato

    Uma das razões, se não a principal, de frequentar esse blog, é a sua total imparcialidade no que tange ao futebol e em especial ao Mengão, razão de ser de toda uma nação. Aliás, se não fosse o Mengão, o país não teria alegria, veja se você concorda com minha análise, temos a maior torcida do Brasil, os que torcem à favor e os que torcem contra. Seja qual for o resultado, sempre o Mengão traz alegria para o povão.

    Me recordo como se fosse hoje, daquela final que perdemos para o Fluminense, quando Renato Gaúcho fez um gol de barriga. Naquele campeonato, interessava ao Botafogo que fôssemos Campeões, pois o Botafogo seria vice e o Campeão eo vice, disputariam, se não me engano, a Comembol, caminho mais curto para a Libertadores e, não é que os botafoguenses torceram à favor do Fluminense! É claro que eles ficaram de fora e nós Rubros-Negros, disputamos o certame e fomos Campeões.

    Hoje empatamos o jogo e domingo que vem, seremos Campeões, está escrito há dez mil anos atrás, Nostradamus também previu isso.

    É claro que se o título vier com um gol contra do time do Botafogo, o sabor será todo especial, para a brava Nação Rubro-Negra será puro extâse e cantaremos ao mundo inteiro, a alegria de ser Rubro-Negro, conte comigo Mengão, acima de tudo, Rubro-Negro!

    Forte abraço e saudações Rubro-Negras.

    ResponderExcluir
  2. O Vascão vai voltar arrebentando em 2010. Aguardem!!!

    Fatima Santos

    ResponderExcluir
  3. Ficaremos aguardando Fátima, aqui, na primeira divisão.

    Se o Vasco conquistar o título da segundona, pode nos zoar, porque esse título, nós, os Rubros-Negros não temos o menor interesse em ter na nossa galeria.

    Saudações Rubro-Negras.

    ResponderExcluir