sexta-feira, 17 de julho de 2009

Estrangeirismos

Tenho uma certe síndrome de Policarpo Quaresma. Não consigo engolir sem uma ponta de frustração, descontentamento, sei lá o quê, o uso indiscriminado de palavras estrangeiras.

Estive no Rio, durante minhas recentes férias, fiquei impressionado com a proliferação de expressões em inglês que indica a designação nominativa das lojas e suas fachadas.

Frise-se que percorri alguns locais do Centro e da Zona Sul, não cheguei até a Barra (não sou muito chegado aquelas paragens), onde, me contaram, a situação de subcolonização é bem pior.

Pior do que isso, só a perseguição dos fiscais do Eduardo Paes aos camelôs na Glória e no Catete (vi com meus próprios olhos a forma truculenta da abordagem) e a péssima conservação de alguns prédios em Santa Teresa.

Não se trata de radicalismo chauvinista ou coisa que o valha, mas sou filho (ou seria neto?) do pós-guerra, meus pais e ascendentes cresceram sob o sentimento de prevenção quanto a tudo que se referia à grande potência do norte.

Não sei até que ponto tudo isso faz parte de uma estratégia de dominação dos chamados países-satéliters pelos ianques.

Sou meio ignorante em relação ao entendimento de acadêmicos ou especialistas sobre os caminhos ou descaminhos da política internacional.

Entre esses, estão alguns embaixadores que possuem uma visão bem mais prática e abrangente de comércio internacional ou incorporaram/assimilaram os valores da cultura dos EUA.

É com certo sacrifício que ouço uma menininha colega de redação dizer que vai pra nigth encontrar-se com um cat.

Há entre nós, jornalistas, um deficit de conhecimento mínimo da macrorealidade que nos cerca que nenhum diploma será capaz de solucionar.

Acabar com a necessidade do diploma também não é saída para melhorar a formação dos jornalistas.

O imperativo é que as faculdades renunciem ao papel de meros fornecedores de diplomas e cumpram a missão de formar jornalistas-cidadãos, com plena noção do seu papel na contrução do conceito de cidadania e de um projeto de nação.

Um comentário:

  1. Amado PRPP, olha que coisa linda encontrei???? Tudo o que gostaria de ter dito mas não soube...
    Veja... tem tradução...
    abraçs
    http://www.mundocristao.com/loucoamor/hotsite.swf

    ResponderExcluir