segunda-feira, 25 de maio de 2009

O brado retumbante, o santo e derradeiro desabafo: Obina nunca mais

Amigos, a verdade que liberta é essa: eu que supunha conhecer o ludopédio em 18 idiomas me penitencio, contrito, aqui desta tribuna, diante dos fiéis seguidores da nossa causa.

Tá certo que o menino Joziel não é tudo isso que foi ontem, mas também não é também todas aquelas injurias que eu disse desta destemida e valente emissora. Pronto. Já podem começar a sessão de apedrejamento.

Comecei a bradar coisas terríveis, impublicáveis, contra o pobre e intimorato rapaz. Em mereço e farei um exame de saúde mental pelas insanidades, pecados e disparates cometidos.

Já sei que alguém vai me dizer o que o colonizador espanol disse pro Hugo Chaves: por que não te calas?

Mas, o seguinte é esse: o rapaz fez de tudo na refrega contra o time dos operários do ABC. Esse é o hômi…E eu aqui ameaçado de perder o emprego por cometer aquele crime de opinião de incluí-lo entre os pernas-de-pau que pululam por aí (gostaram do pululam?), entre os Obinas da vida.

A verdade, a pura verdade que salva e redime, foi minha heresia em não reverenciá-lo pelo suor derramado em tantas outras batalhas. Este brioso servidor que honrou e vestiu ontem o Manto Sagrado é o mesmo que tem consignado nas súmulas uma penca de gols.

Não vou mais falar do Joziel, não vou. Vou, sim, recolher-me ao silêncio obsequioso, castigo a quem não enxerga futebol com os olhos da razão. Se bem que estou em boa companhia, com outro míope. O menino Nélson Rodrigues e suas diabruras inventivas de Anjo Pornográfico também constumava ver outro jogo que não o real. Pior para o jogo real.

Mas antes que encerre a resenha do nosso heroi no ABC de São Paulo de Piratininga, seria mesmo muito feio, mas muito feio mesmo, se eu terminasse estas mal digitadas linhas sem dizer que ninguém deveria assistir àquele segundo gol do Joziel sem aplaudir de pé. Coisa linda, que o Pelé ou o Romário assinariam.

Por fim, que fique constado em ata: o Clube de Regatas do Flamengo parece deveras ressurgir da saga que produziu um de seus mais sagrados axiomas. Aquele segundo o qual "Craque se Faz em Casa", perpetuado desde que Zico, Junior, Leandro, Andrade, Adílio e outros ingressaram no panteão dos monstros sagrados da Nação Rubro-Negra.

Que dá um gosto danado ver crias como os meninos Airton, Everton e Willlians vestirem com garbo o Manto Sagrado, lá isso dá. Que potencial, pesonalidade, disposição e noção do que é vestir aquela indumentária. Jogaram o fino esses meninos, benzadeus....

De resto, sem o auxilio luxuoso dos solos do Léo Moura e do Juan, 2x1 ficou de bom tamanho.
Pois muito bem. Conforme os ensinamentos de Cícero, lá atrás na Roma dos bárbaros, quando faltam as palavras, melhor e calar.

Mas não me sentiria feliz e aliviado sem este santo e derradeiro desabafo. É que, enfim, não mais terei que gritar impropérios, não mais sentirei calafrios, pruridos e ziquiziras diversas ao ouvir pelo alto-falante aquela tonitroante voz: "Suderj informa: no Flamengo, sai fulano e entra Obina".

Que o Senhor do Bonfim te proteja e não me desampare, mas vá, sem passagem de volta. E não me venha queimar a língua desastrada fazendo lá no porco coisas que nunca fizeste na Gávea.

Um comentário:

  1. Não se esqueça de uma coisa! Futebol de verdade era dos anos 50 quando meu pai ficava com o ouvido naquele radinho SEMP.
    Futebol de verdade era aquele em que a gente montava o álbum de figurinha e a camisa do jogador sempre batia com o jogador... e isso por muito tempo...
    Futebol de verdade era aquele em que a gente não amanhecia desfalcado... pois o jogador tava ali... sempre ali...

    Hoje?
    Futebol? É "chute a bola... não importa onde"! Importa sim... o dim dim...

    E, olha, te dou um conselho( se não quiser pode jogar fora..kkk): Deixa ele fazer no porco o que nunca fez na gávea. Aí quando ele voltar volta bem melhor que foi e quem sai ganhando é o seu timão. Ele trina lá para ganhar ali... No rubro negro...

    Já pensou... amanhã... o Obina voltando?
    Nada é impossível... Tá tudo maluco.
    Não se desgasta.

    O quê??? Falei abobrinha?
    Deleta. Pronto.

    ResponderExcluir