terça-feira, 19 de maio de 2009

Menos, menos euforia

Esse Juan deve pensar que é o Nilton Santos redivivo ou um Leovegildo dos tempos modernos.

Porque se ele, de fato, jogasse o que pensa que joga, o salto de Luis XV se tornaria um chinelo perto daquele que o irrequieto lateral (ala é o cacete) da Gávea iria calçar.

Porque a máscara do menino é da grandeza do ego dos cartolas rubro-negros quando o clube conquista um simples e trivial campeonato estadual.

Primeiro, aquele gesto de deselegância com o Viola que lhe pediu desculpas num lance mais ríspido. Depois, aquela entrada feia no Maiconsuel — se bem que com um nome desses bem que ele merecia uma outra coisa, mas não uma prática desleal de jogo. Por último, a discussão com o Cuca, que marcou um batente na Gávea para uma linda manhã de sol e praia no Rio.

O rapaz precisava urgentemente ouvir ou conhecer as preleções de linguagem empolada, mas impregnadas de sábias lições do mestre Zé Coelho, cartola-técnico-roupeiro-massagista do Rio Bonito Atlético Clube nos anos 60. “Não quero que jogador meu tenha humildade em campo. Quero vocês todos altivos e orgulhosos do que são e fazem. Não sejam humildes, porque da humildade à falta de personalidade a distância é apenas um pulo. Quero que tenham auto-crítica, conheçam suas limitações, é o que quero”.

Taí, auto-crítica é a palavra-chave, o que tem faltado a esse jovem apenas razoável, que se destaca diante da mediocridade geral que campeia no ludopédio atual neste país. Quando pega o esférico às vezes não sabe o que faz com o balão de couro, como denominavam os antigos narradores. Se vale de bom condicionamento físico e velocidade para chegar à linha de fundo, num estilo Roberto Carlos, outro já festejadíssimo e cercado por holofotes, mas não mais do que mediano.

E, cá pra nós: esse Juan não serviria nem pra engraxar as chuteiras de outros dois laterais rubro-negros do meu tempo. Primeiro, um certo Paulo Henrique, que jogava o fino da bola; depois, Rodrigues Neto, outro baita de um lateral.

Menos... menos Juan...

Nenhum comentário:

Postar um comentário