segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sacudidela no samba para 2010

Alvíssaras. A dona Rosinha disse que o carnaval de Campos em 2010 poderá ser bancado em parte pela iniciativa privada, a outra parte pelo poder público. Pelo menos foi o que deixou claro durante entrevista coletiva hoje à tarde.

Segundo a prefeita, já existe, inclusive, uma empresa especializada em projetos culturais e captação de recusos nesta área, que deverá trabalhar no próximo ano junto aos blocos e escolas de samba.

A proposta é profissionalizar o carnaval local, a partir de melhor estrutura e organização, e torná-lo atração turistica para moradores de Campos e outras cidades.

Outra iniciativa será a construção do Centro de Eventos Populares (Cepop), um espaço multiuso que servirá para outros eventos, além do carnaval.

Ali, serão realizados cursos sobre várias manifestações de arte, eventos cívicos como os festejos de Sete de Setembro, a rancheirada da Coesa e o próprio Festival do Folclore, que poderá ganhar como atração o desfile dos bois pintadinhos.

A propósito, é numa festa folclórica, não no carnaval, onde os bois deveriam desfilar. Tem até boi que virou escola de samba, o que não passa de uma grosseira descaracterização cultural dos bois.

Quanto à mudança definitiva da data do carnaval, a prefeita, que não é boba nem nada, deixou o abacaxi por conta dos carnavalescos.

Rosinha também falou sobre a legalização do transporte alternativo, que poderá complementar o serviço em alguns bairros que surgiram ultimamente em Campos, onde há carência parcial ou total de ônibus.

Onde houver falta de ônibus, as atuais linhas serão ampliadas ou abertas novas concessões.

Nesta terça, será formada também uma comissão para criar o Departamento de Transporte Alternativo (DTA) para logo tratar do processo de legalização das vans.

A nova política de transporte em Campos contará com a equipe do urbanista Jaime Lerner, que fará um estudo de modo a planejar a cidade para as próximas décadas, onde o transporte e corredores viários para o escoamento do tráfego serão prioritários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário