quarta-feira, 6 de maio de 2009

A banca e o discurso do zé-mané

Companheiros de lutas e desditas, juro que às vezes até fico tentando acreditar em Deus, mas aí abro os jornais - e desisto.

Há cerca de alguns dias, por exemplo, os matutinos, vespertinos e noturnos trouxeram a seguinte prova da inexistência do divino: o Eduardo Suplicy foi pego com a boca na botija.

Pois não é que o ex-imaculado senador decidiu também imitar alguns de seus ímpolutos colegas, dando à sua namorada (dando no bom sentido, é claro) uma passagenzinha de avião...

Por que, Senhor, não me respondes? Por que entre uma prosa e outra lá me vem um soco no estômago, uma secura na boca, uma perplexa desesperança?

É que como todo cidadão de esquerda, Senhor, ainda sou dado a utopias.

Juro que sou um crente (crente no bom sentido, fique claro), alguns amigos chegam inclusive me comparar ao próprio otimista, o personagem famoso do Voltaire. É que (ainda) tenho uma fézinha na evolução desta lamentável raça.

Às vezes até me debruço em minha triste jornada de olhar a nossa lista de parlamentares para caçar ali, aqui e acolá até achar algum que se salva.

E, respiro aliviado, quando encontro lá o nome do cordial e senador de São Paulo de Piratininga.

Juro que às vezes esse senhor me emociona. A sua capacidade de tolerância, de perdoar, me faz tentar compará-lo à figura de um monge, um ermitão, um quase franciscano destituído de qualquer inclinação ou valores menos nobres cultuados por esta nossa selva de feras.

Mas aí... eu dizia então, aí me vem esse desvario ensandecido do agora quase impoluto Suplicy. Estamos perdidos, Senhor, mais perdidos e isolados que o delegado que tenta ingloriamente colocar o Daniel Dantas na cadeia.

Então, então juro que às vezes me bate uma vontade danada de partir dessa para ter o privilegio de muitos que não ficaram aqui para ver a invasão da generalizada da estupidez humana que nos assola. E que atinge agora até mesmo os que imaginávamos inatingíveis.

É por esta e outras que este projeto de nação não vai pra frente. Em certos momentos não dá para não se comportar como um fiel apóstolo de Arthur Schopenhauer. É só pessimismo

Depois, querem que eu bote banca, que encha a boca para exaltar a nossa gloriosa democracia quando alguns amigos me aporrinham, dizendo-me para parar com essas conversas de filosofia política, esses papos de zé-mané.

Sim, vos confesso, Senhor. Perdoai-me por acreditar. Sou mesmo mais um zé-mané brasileiro...

11 comentários:

  1. Amado Zé Mané? Você não sabia que uma das formas de RESTAURAÇÃO é VIR TUDO À TONA?
    Se tudo fica escondido parece que tudo está bom! Não há na terra um justo. Nem um. Todos são injustos. Deus está destampando a Fossa desta Nação. Começou pela Igreja. Afinal tudo se começa pela casa, não? E como limpar uma fossa sem antes abrir sua tampa, e fazer o que é preciso? É isso amado. Isto tudo o que está acontecendo é resultado de muita oração. Muita. Uma Nação e sarada quando os filhos de Deus começam a pedir pra Ele sarar. Ele está sarando. O Mal Cheiro das feridas expremidas estão exalando. Mas confie em Deus. Ele está nisso.
    E Ele conta com os Zé manés...também da Igreja.


    Débora da Vitória de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Sou uma ZEca Maneca de JESUS LIDO! E QUE VENHA TUDO À TONA.

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa! Se a limpeza não for pela raiz, não adianta. Vamos limpando na Raiz. Chega de maquiagem, não? Nosso Pais é Grande, Lindo, Rico... e Nosso Jesus É Rei e Leão da Tribo de Judá! Acho Estado do Rio de Janeiro parecido mesmo com um Leão.Quem sabe vai sair daqui algo para a nossa Nação! Eu creio. Não posso crer e orar por isso? Enquanto tantos elocubram teorias científicas, os Zé manés podem sonhar de coração aberto pedindo a Deus Todo Poderoso para intervir... Eu faço isso. E tem muita gente fazendo. Os que pedem a você para parar com suas divagações sabem que você pode chegar lá...

    ResponderExcluir
  4. Como diz Chico Buarque: " Eu que "não creio", peço a Deus por minha Gente..."

    Ora, se até os que "não crêem" pedem a DEUS por essa gente... Será que Deus não vai ouvir?

    Vamos seguir os passos da História... pois isto que estamos vendo são apenas "sombra das coisas que virão..."

    ResponderExcluir
  5. Outra coisa! Alguém tem dúvida de que haja ali "naqueles palácios" alguém que não se beneficiaria de algo que todos estavam se beneficiando há muito tempo? Só não se beneficiaria alguém cheio do caráter de Cristo que iria paltar suas ações não pelo que as brechas de lei permitem, mas pelo que a Palavra de Deus diz.E ainda ia ser caçoado ( isto se não virasse "queima de arquivo"). E está claro na Palavra: Todo fruto de injustiça é pecado. Mais cedo ou mais tarde a pessoa vai pagar por aquilo. De alguma forma. Ou andamos na justiça justa ou seremos pegos amanhã... E comer fruto de injustiça é muito amargo, não? O mundo precisaria ter pessoas passando fome? Isto é falta de Deus na Nação. Na verdade as leis tem suas raizes na Palavra de Deus... as brechinhas são os jeitinhos para escapar. Ou o País segue a Lei Justa: "Não,Nâo;Sim,Sim" ou sofreremos os resultados de nossas ações injustas.

    Que o Senhor abra os olhos do povo! Só podemos contar mesmo é com o Espírito Santo para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo.

    ResponderExcluir
  6. E não são pessoas políticas que vão mudar esta nação. Quem vai mudar esta Nação é JESUS CRISTO. Os picaretas ( até os que se dizem crentes e não são ) serão expostos. Quem viver verá.

    ResponderExcluir
  7. Paulo Renato,
    Saiba que você está num pequeno (pequeno mesmo) grupo de pessoas às quais credito doses significativas de respeito e consideração amiga. Creio tanto na sua capacidade de ser digno, solidário e sincero quanto acredito em DEUS como elemento único no projeto e concretização de nossas existências. Mas, observe bem. Eu disse projeto e concretização. Não disse condução. Deus não é e não será responsável pela nossa conduta diária, a menos que nós desejemos.
    Mas, não sou Anchieta. E também não te vejo com a beleza plástica e ingênua daqueles que corriam nus por nossos litorais, planaltos e planícies. Portando, não estou afim de te catequizar, pelo menos neste happy hour virtual, sem direito a um colarinho em tulipa gelada. Só gostaria de ironizar, dizendo que “zé-mané brasileiro” é redundância.
    Em relação ao Suplicy, creio que tenho por ele a mesma admiração que você chegou a externar em “A banca e o discurso do zé-mané”. Vejo (ainda vejo, apesar da decepção que comungo com você) nele esse conciliador, cidadão e homem fraterno, como um franciscano. Compreendo que a nossa paciência já se esgotou faz tempo. Estamos malhando em ferro frio e praticamente não saímos do lugar, mesmo depois da conquista da democracia. Entendo que cada golpe dessa monta nos faz voltar quase que ao degrau número zero. Mas, não podemos cair em desânimo.
    Pra fechar, quero deixar dois pontos importantes. Não procure Deus nas páginas de jornal, sobretudo nas capas. Assim como você, sou profissional de Comunicação. Mas, sabemos que Deus não está nas manchetes das bancas, muito menos nos noticiosos do rádio e da televisão. Deus está na Biblia (eu prometi, isso não é catequese, foi você que começou), no sorriso de uma criança, no brilho multicolorido de uma flor e no canto de um passado, além de uma infinidade de outros talentos que ele nos concede a cada manhã que se levanta.
    Não sou estudioso bíblico, mas garanto que você jamais encontrará Jesus indagando a qualquer personagem a respeito de seu passado, sobre aquilo que ele fez de errado ou deixou de fazer. Ele diz a todos nós: “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”. Dirá a qualquer Suplicy que encontrar pela frente: “Vá e não peques mais”.
    Não desista de DEUS por culpa da ação humana. E, se um dia acreditares na ação Divina, verá que também não desistiras dos homens.
    “Baby, compra o jornal / e vem ver o sol / ele continua a brilhar / apesar de tanta barbaridade...” (Roberto Frejat e Dulce Quental)

    ResponderExcluir
  8. Tô contigo Antunis Clayton!
    É isso mesmo.
    Somos todos do mesmo barro... Jesus é tudo! É Lindo! Caminhemos...

    ResponderExcluir
  9. Fui no Frejat e Dulce Quental e pesquei isso: http://www.youtube.com/watch?v=91rwCadCZe0&feature=PlayList&p=270F7796C2D4FC59&playnext=1&playnext_from=PL&index=81

    Jesus é a Rede Invisível que nos salva... e é o que traz o impossivel...

    ResponderExcluir
  10. Eu ia comentar Paulo Renato mas oito dos nove comentários foram postados em massa, pela auto-denominada Jumentinha. Oito em nove, é muita besteira de uma só vez. Fiquei mesmo contente em ler o comentário do Antunis, esse sim, assinaria embaixo de olhos fechados. O que ele escreve tem conteúdo e compromisso com o que foi postado. Ele salvou o tópico que a Jumentinha quase derrubou.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Provisano.
    Você tem razão. Uns escrevem muito de uma tacada só. Na próxima vez vou ter o cuidado de escrever num comentário só. Sou novata em blogs e às vezes cometo mesmo umas loucuras. Por favor, me desculpa.
    Um abraço,
    Rosângela

    ResponderExcluir