quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Que democracia é essa?

Por que os escroques ascendem com tamanha facilidade ao principal palco da política nacional?

Diriam que há países, inclusive no chamado mundo desenvolvido, em que bandidos e canalhas igualmente ocupam o primeiro plano, como na Itália.

Ou alguém quer me convencer que Silvio Berlusconi veio de alguma ordem franciscana ou mosteiro beneditino? Pelo contrário, é acusado constantemente de fraudes e enriquecimento ilícito, envolvimento com prostitutas e chegou a financiar a máfia.

O grande "X" da questão, entretanto, é que lá os caras vão pra cadeia, ainda que os mais ágeis costumam matar juizes e promotores, até mesmo primeiro-ministro, para escapar das grades.

Aqui no Brasil não há necessidade de bandidos matarem magistrados, porque as leis os favorecem da forma mais generosa. Há juizes de formação conservadora, para não entrar em outras razões mais graves, que praticam a suprema indulgência quando fazem a distinção entre ricos e pobres.

As leis são engenhosamente elaboradas para sempre permitir brechas pelas quais escapam delinqüentes de luxo e patifes de gabinete.

Trata-se de uma representação parlamentar que correponde ao que de mais atrasado há no país, boa parte tem uma ficha podre, uma folha corrida pela qual responde a processos por patifarias no uso da coisa pública para fins particulares.

Como resultado, as cadeias estão apinhadas de gente de menor potencial ofensivo à sociedade. Alguns nem mesmo deveriam passar as privações impostas pela prisão. E ainda enchemos a boca para dizer que somos uma democracia...

O conselho de ética do senado (com minúsculas mesmo, por favor, revisor) mais parece um antro de patifes. Mas é esse mesmo conselho que decide se Sarney será ou não afastado.

O grande problema deste País é que até hoje não se conseguiu levar a cabo um projeto de nação, com as reformas propostas antes da quartelada de 1º de abril de 1964.

Os mesmos golpistas que fizeram a ruptura do projeto de nação que seria construído pelo País àquela época são os mesmos que deixaram aqui seus herdeiros, que continuam a dar as cartas no poder civil, ocupam aos palácios, as casas legislativas.

Enquanto isso, o povo — principal célula de qualquer nação — é submetido a um estado completo de pobreza, miséria e ignorância, situação que os fazem se manter como donos da República, coronéis em pleno Terceiro Milênio.

São os filhotes da ditadura, como se referia Brizola a figuras como Collor e seus iguais. Que continuam por aí, dando as cartas no poder civil.

4 comentários:

  1. Que tal a Teocracia?
    http://www.youtube.com/watch?v=flScFUFf3qE

    ResponderExcluir
  2. Teocracia é o cacete! Lutou-se muito para alcançarmos o Estado de Direito, implantando um Democracia, com voto livre e democrático.

    Estamos vivendo uma era de liberdades democráticas, de liberdade de expressão para podermos ler asneiras como a sua Zebulom ou seria melhor chamar-te de Jumentinha?

    A nossa represntação no parlamento federal é, meu caro Paulo Renato, reflexo do pensamento da população e só melhorará, com o contínuo aperfeiçoamento da Democracia, atravé de elições livres, fortalecidas pelo voto livre, secreto e universal. Um homem, um voto, é como se fôssemos formiguinhas, unindo forças para alcançarmos o bem comum.

    Se trabalharmos com essa ótica, com esse foco, iremos melhorar a qualidade dos nossos parlamentos, desde o municipal ao federal.

    Não vamos misturar as atribuições de Deus, com as responsabilidades dos homens, que foram por Ele, dotados de livre arbítrio.

    ResponderExcluir
  3. Provisano, o senhor talvez esteja pensando que Teocracia é Deus descer com camisolão e barba e sentar na cadeira do Presidente e mandar e desmandar? Nâo é isso senhor, Provisano.

    E muito menos alguém de terno e gravata cheios de religiosidade e em nome de Deus mandar e desmandar, enchendo o próprio bolso.
    Nao é nada disso,senhor Provisano.

    Teocracia é Caráter de Justiça, Verdade, Humildade, Liberdade com responsabilidade, credibilidade e respeito ao próximo.Virtude de amor e compaixão para com os pobres, famintos, órfãos, viúvas, os sem isso e sem aquilo outro.

    Teocracia, senhor Provisano, não é um religioso dono de templo sentar e mandar ver "para suas coisas".

    Teocracia senhor`Provisano, é Jesus se manifestando aqui e ali nas pessoas que serão vasos disponíveis a servir ao próximo.

    E quero deixar registrado aqui para o senhor, que para haver uma teocracia não é preciso o uso da Cadeira presidencial não. Até o senhor poderá estar lá. E talvez vá fazer até coisas boas.Mas teocracia, Senhor Provisano, não é fazer o que só é bom, não.
    È fazer o que deve ser feito para o próximo, sem que a mãos esquerda veja o que a direita está fazendo.

    E, olha, Sr Provisano, não pense que não já exista por aí uma Teocracia, pois muitos, cheios de Jesus estão não só pelo Brasil, mas pelo mundo todo, fazendo sua parte em amor, verdade, honestidade, respeito, integridade, e muita humildade, e muitas vezes, desconhecidos... mas estão por aí... cheios de Deus Todo Poderoso, Jesus Cristo, exercendo atividades do Reino de Deus, sem o qual o mundo já teria se explodido.

    Ou não, senhor Provisano?

    Muito obrigada pela atenção.

    Zebulom, do Reino de Deus onde Ele é Tudo em Todos.
    Tudo= amor, verdade, bondade, fé, humildade, benignidade, longanimidade, domínio próprio, alegria, mansidão,perdão, justiça, e por aí vai.

    Isso sim, senhor Provisano, é a VERDADEIRA TEOCRACIA.

    Ah... em tempo... E SEM TEMPLOS! SEM ORGANIZAÇÃO.
    Como organismo vivo, pedras vivas aqui e ali... sem querer receber nada em troca.

    Você quer ser parte de um destes, provisano?
    Tem lugar. Somos a geração Daniel-Timóteo. Não pensamos no que é nosso mas no que é de Jesus. E é de Jesus tudo o que é para o próximo oprimido e explorado pelos "falsos ajudadores do próximo" que só pensam em tirar uma casquinha... quando não levam a árvore toda.


    Teocracia é

    ResponderExcluir
  4. E meu marido falou que posso postar.
    meu marido falou tá falado. Sou submissa ao amor dele e queremos manifestar o Reino Teocrático aqui na terra.

    É isso...
    Quem me acompanha?

    ResponderExcluir