terça-feira, 2 de junho de 2009

Politibol, a política no futebol

Torcida amiga, ouça bem o que vos falo. Desde o tempo em que Zizinho pedia autógrafo e Frienderich que política e futebol no Brasil sempre andaram juntos, pro bem ou pro mal.

Basta lembrar que o governo usou como nunca o futebol, durante a Copa de 1970, e o sanguinário Médici aparecia no Maracanã com seu radinho de pilha para se parecer um homem do povo enquanto milhares de brasileiros eram torturados ou mortos nos porões da ditadura militar pós 64.

Não vi, mas os velhinhos de antanho recrescam a maltratada memória (deles) para lembrarem que o velho Gegê pai também fazia das suas com o futebol, vide a Copa de 1950, quando políticos apareciam nos vestiários (porque esse pessoal adora tanto frequentar vestiários, hein?), e o nosso pai dos pobres fazia seus inflamados discursos para os "Trabalhadores do Brasil!" no velho estádio de São Januário.

Agora, durante esse anúncio que a CBF fez para revelar as 12 cidades escolhidas para sedes da Copa de 2014, eis que dúvida alguma resta para se concluir que cidades menos importantes que as sete principais capitais se beneficiaram de algum modo da politicagem do senhor Ricardo Teixeira — esse moço só tem a seu favor o atenuante de ser rubro-negro.

Como é sabido, Teixeira esteve enrolado até o pescoço com as CPIs do ludopédio em Brasília, onde foi forçado a uma vilegiatura num escritório que instalou por lá a fim de amarrar alguns acordos para livrá-lo de problemas mais sérios.

Logo, ele deve favores, sim, a alguns desses parlamentares, sobretudo os que integraram a tal "bancada da bola" com influência em alguns estados. Pois as ditas otoridades, depois de rebolarem em suas confortáveis poltronas, concluiram que o futebol brasileiro é um poço de virtudes fora das quatro linhas e a CBF é um ambiente de monges e freiras.

Daí que Florianópolis com todo seu estágio de desenvolvimento, rede de hoteleira moderna estrutura viária e povo de elevado poder aquisitivo, foi preterida por Natal, enquanto Campo Grande, que apresentava melhores condições, foi derrubada por Cuiabá. Da mesma forma, Belém foi superada por Manaus.

Só um dado desconserta os que defendem a candidatura da capital do Amazonas, onde o campeonato local tem média de público de 400 pagantes enquanto na capital paraense Remo e Paysandu enche o belo estádio Mangueirão em qualquer jogo,

O problema é que essa horda de ignorantes ou jabazeiros da cronica esportiva brasileira que vive do repasto e das viagens às expensas da CBF tenta transmitir que tá tudo certo. Com as honrosas e raríssimas exceções de sempre.

Bem, graças a uma esmerada consulta ao nosso incorruptível Conselho Editorial, entendemos ser de bom alvitre parar com essas coisas sérias e chatas e politicamente corretas. Essas inúteis e intermináveis elucubrações sobre o nada ou polêmicas inócuas...

9 comentários:

  1. Por exemplo, aqui em Campos, o Deputado Geraldo Pudim, não o cidadão ou o torcedor Geraldo, está montando uma parceria com o Goytacaz. Naturalmente que em sendo Deputado, primeiro pode abrir as portas do Clube às possibilidades federais e segundo, o que é óbvio, em tendo sucesso, garantir uma votação expressiva na próxima eleição de 2010, tamanha é a força da torcida alvi-anil. Afinal, ninguém é de ferro.

    ResponderExcluir
  2. Se político "que gosto" ( leia-se: do meu partido) faz o bem é porque pensou no povo. Se "política" que não gosto faz o bem é porque é populista e quer voto.
    Quer dizer que o político não vai poder fazer mais nada, pois tudo o que ele fizer de bom é porque quer voto. Então uma coisa se sabe: "Fazer" dá VOTO! Claro! Quem vai votar em quem não faz! Ora veja! Se até quem elocubra e não faz elocubra para ter voto... Ou não?
    Quem gosta de elocubrar... elocubra tudo... até o "fazer e não fazer"...
    "Elocubradores" gostam muito de debates que não chegam a lugar nenhum... "debate pelo debate". E o que o povo quer é ver o CARA FAZENDO SIM.
    É tempo de trabalhar com VERDADE, INTEGRIDADE E HMILDADE.

    Se político e "política" que não gosto, deixa de fazer algo, é porque é safado e não pensa no povo.

    Se não podemos falar da honra de uma política ou de um político, falaremos de seus bens feitos usando de má fé.

    Daniel é um persnagem bíblico que sofreu muito por ter tido um alto padrão de moral. Sim, de moral. A gente ouve muitos menosprezando a moral e bons costumes, dizendo que é perfeccionismo, dizendo que é PURITANISMO. Mas é justamente isso que os "não puritanos" mais cobram dos governantes. Nem dão muito tempo dos governantes arrumarem a casa e a cabeça diante do caos. São os próprios "Não Puritanos" que exigem a pureza nos governantes e exigem com rancor e ódio colocando uns contra os outros. Vamos acordar e ser coerentes, né?
    Temos que ser "puros" sim. Ser em nossos corações e temos que contaminar de pureza ao nosso redor. Um coração puro é um coração quebrantado, que ajuda o outro a se levantar e jamais o chuta quando está caído. Um coração puro abençoa as pessoas e não amaldiçoa ninguém.

    Daniel ( personagem bíblica) tinha um coração puro. Nenhum dos inimigos de Daniel podia apontar nada contra ele. Aí o que fizeram? Falaram: Vamos buscar nos próprios feitos de Daniel algo contra ele. E assim fizeram.

    Quem gosta de elocubrar... elocubra tudo... até o "fazer e não fazer"...
    Elocubradores gostam muito de debates que não chegam a lugar nenhum... debate pelo debate.
    É tempo de trabalhar com VERDADE, INTEGRIDADE E HMILDADE.

    ResponderExcluir
  3. Atenção políticos! Quando vocês se levantarem pensando em FAZER ALGO PARA O POVO, não se esqueçam de levar também com vocês o CIDADÂO. Não deixem o Cidadão em Casa. Não levem só o seu "perfil político". Pois o não fazer também com o coração e com a alma é que faz tudo desgringolar, e muitos vão rir de vocês. E sabem por que vão rir? Porque vocês não levando o cidadão vão fazer só o que os políticos gostam: vão embolsar... e aí... muitos vão rir de vocês... Eu não vou rir. Vou continuar orando para haver transformação nos corações de todos o políticos e que eles passem a ser tão políticos como bons cidadãos. Sentindo na pele o que o povo quer. E por favor, políticos bons e puros, façam tudo o que o povo quer. Sem essa de deixar de fazer para que não pensem que querem votos.

    Ah... A PRÓXIMA CAMPANHA SERÁ: QUEREMOS VOTOS DE VOCÊS SIM. NÃO QUEREMOS COMPRAR VOTOS. QUEREMOS OS VOTOS HONESTOS.

    ResponderExcluir
  4. SÓ NÃO PODEMOS VOTAR EM DESONESTOS, MENTIROSOS, AGRESSIVOS, LADRÕES, CORRUPTOS, FACCIOSOS, MANIPULADORES, ESSAS COISAS...
    QUANTO AO RESTO...
    PODEMOS VOTAR...
    Mas não podemos esquecer de colocar tudo diante do DEUS TODO PODEROSO, JESUS LINDÂO REI DOS reis,POIS ELE É o que abre e fecha portas...

    Bobo é quem não crê nELE. EM JESUS LINDÃO.

    ResponderExcluir
  5. Se Garotinho, Rosinha, Pudim e o escambal se desgringolarem conscientemente para a desonestidade e seus desdobramentos, as portas se fecharão pra eles também. JESUS É DEUS DA VERDADE, INTEGRIDADE E HUMILDADE.

    Chega, que a fila está grande... agora que percebi.
    Perdão.

    Só mais esta vezinha... olha a palvrinha aqui: "toofyin"- bunitinha, não? E bem significativa... Aproveitei. Aproveito tudo o que é bom... Nâo custa...
    Um abraço.
    Rosângela enquanto Débora da Vitória de JESUS LINDÃO! J:)

    ResponderExcluir
  6. Glória a Deus.
    Sejamos Gladiadores da PAZ.

    http://www.youtube.com/watch?v=IGRI89SKWI8

    ResponderExcluir
  7. E se preparam para VER O BRASIL BRILHAR ENTRE AS NAÇÕES! É promessa e Deus vai cumprir. E Ele usa quem Ele quer... Ele é DEUS. A Glória vai só para Ele. Ele usa as coisas fracas... OLha Lula... J:)

    ResponderExcluir
  8. OLha a palavrinha:
    "CONTE"!

    CONTAREI E CANTAREI O AMOR DE JESUS PARA SEMPRE.

    GRAÇA SOBRE GRAÇA.
    A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA.
    AMÉM.
    AVANTE CAMPOS! CAMPOS DO SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir